Lisboa é
a capital, bem como a maior e mais importante cidade de Portugal.
Considerada uma cidade global Alfa,
Lisboa GCTE é a capital , bem como a maior e mais
importante cidade de Portugal.
Considerada uma cidade global
Alfa , Lisboa é
também a capital do Distrito e da Área
Metropolitana de mesmo nome. É ainda o principal centro da sub-região
estatística da Grande Lisboa.
Lisboa possuía, em 2011, uma população de 547 631 habitantes e uma área metropolitana envolvente
que ocupa cerca de 2 870 km², abrigando quase 2,9 milhões de
habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região
a mais rica de Portugal, mas com
a peculiaridade da sua economia se concentrar, sobretudo, em serviços . O concelho
de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade
demográfica de 6 531,9 hab./km².
O concelho
subdivide-se em 24 freguesias e faz fronteira a norte
com os municípios de Odivelas e Loures,
a oeste com Oeiras, a noroeste
com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se
aos concelhos da Margem Sul: Almada,
Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Os principais meios de transporte na cidade são o Metropolitano de Lisboa e os autocarros e elétricos da Carris.
Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros,
provenientes dos concelhos periféricos. Estes carros entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes
à capital.
Elevador da Gloria
O Ascensor da Glória, popularmente referido como Elevador da Glória, localiza-se na cidade de Lisboa, em Portugal. É um dos funiculares operados pela Carris, e liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara). Destes é o mais movimentado , chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.
Construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard , foi inaugurado em 24 de Outubro de 1885, constituindo-se no segundo do género implantado na cidade por iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa. O sistema de tração original era de cremalheira e cabo por contrapeso de água, passando mais tarde a ser por vapor. Em Setembro de 1915 passou a ser movido por eletricidade.
Elétrico - Largo do Chiado
Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. Considerada a "Capital do Mundo Lusófono", Lisboa abriga ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Elevador da Gloria
O Ascensor da Glória, popularmente referido como Elevador da Glória, localiza-se na cidade de Lisboa, em Portugal. É um dos funiculares operados pela Carris, e liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara). Destes é o mais movimentado , chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.
Construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard , foi inaugurado em 24 de Outubro de 1885, constituindo-se no segundo do género implantado na cidade por iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa. O sistema de tração original era de cremalheira e cabo por contrapeso de água, passando mais tarde a ser por vapor. Em Setembro de 1915 passou a ser movido por eletricidade.
Até finais do século XIX, durante as viagens noturnas a iluminação dentro da cabine era feita com velas.
Em 1987 a banda Rádio Macau lança em máxi single e LP epónimos a faixa “O Elevador da Glória, que rapidamente se tornou o seu mais conhecido tema e um ícone do rock português.
Desde Fevereiro de 2002 encontra-se classificado como Monumento Nacional.
Elétrico - Cais do SodréElétrico - Largo do Chiado
Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. Considerada a "Capital do Mundo Lusófono", Lisboa abriga ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Elevador de Santa Justa
O Elevador de Santa Justa, também referido como Elevador do Carmo, localiza-se na cidade de Lisboa, no distrito de mesmo nome, em Portugal. Liga a rua do Ouro e a rua do Carmo ao largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos mais interessantes da Baixa de Lisboa.
A bilheteira localiza-se por trás da torre, sob os degraus da rua do Carmo. Os passageiros podem subir ou descer pelo elevador dentro de duas elegantes cabinas de madeira com acessórios de latão.
A estrutura, em estilo neogótico, foi construída na viragem do século XIX para o XX com projeto do engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, que também se responsabilizou por outros similares no país.1 Contrariando a afirmação popular, não está comprovada a ligação deste engenheiro a Gustave Eiffel. O que se sabe é que tanto Ponsard quanto o arquitecto francês Louis Reynaud aplicaram nestes elevadores algumas das técnicas e materiais já utilizados em França.
As obras ter-se-ão iniciado em 1898 e a sua inauguração ocorreu a 10 de Julho de 1902 tendo, à época, sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo.
Câmara Municipal Lisboa
É em Lisboa, que se localizam os principais órgãos políticos
do país (ministérios, tribunais, etc).66 67 O
município de Lisboa é administrado por uma Câmara Municipal composta por 17
vereadores. Existe uma Assembleia Municipal que é o órgão
legislativo do município, constituída por 107 deputados municipais.
O cargo de Presidente da Câmara Municipal ficou vago desde 15 de Maio de 2007, após a demissão
de António Carmona Rodrigues que tinha
sido eleito pelo PSD. A nova Câmara Municipal
foi eleita em 15 de Julho de 2007, tendo sido eleito António Costa, pelo PS.
Cine-Teatro Éden (1937 - 1989)
Cassiano executou duas outras propostas: a primeira, datada de 1930, recupera a memória oitocentista pretendendo uma articulação com a fachada do palácio adjacente; a segunda, de 1931, é um espectacular desenho modernista organizando a fachada numa sucessão de semi-cilindros com mármores e vidros.
Desentendimentos entre Cassiano e o Conde de Sucena impediram a realização deste notável projecto. O que seria finalmente executado foi apresentado à aprovação da Câmara em 16 de Junho de 1933, assinado pelo arquitecto Carlos Dias.
No entanto, apesar de possíveis influências, a obra executada nunca foi reivindicada por Cassiano como sua.
O novo Éden Teatro foi inaugurado no dia 1 de Abril de 1937, com a peça Bocage, numa cerimónia memorável presidida pelo Chefe de Estado Marechal Carmona. Com capacidade para 1554 espectadores era uma das maiores salas da época.
Cinema Condes
O Cinema Condes foi construído, entre 1950 e 1952, por
iniciativa da empresa teatral Variedades, no mesmo local onde existira o Teatro
Condes, propriedade de Francisco Grandela. Projectado pelo arq. Raul Tojal e
executado pelo construtor António Costa, apresenta planta rectangular,
volumetria escalonada e cobertura em terraço. Acompanhando o declive do
terreno, desenvolve-se em duas frentes, uma voltada à Avenida da Liberdade e a
outra à Rua dos Condes. As fachadas em reboco pintado, com apontamentos rectilíneos
de grande verticalidade em cantaria e com piso térreo totalmente revestido a
cantaria, apresentam um ângulo de articulação boleado, esculpido com relevos,
acentuado superiormente por remate em corpo circular de menor secção, vazado
por cinco janelas e protegido por pala. A porta principal, de verga recta,
rasga-se no ângulo e permite a entrada para o interior, onde funciona, desde
2003, o Hard Rock Café, aí instalado após grandes obras de transformação e
adaptação do cinema a restaurante. Este imóvel integra a Zona da Avenida da
Liberdade, que se encontra Em Vias de Classificação.
Estação Ferrovial do Rossio
A Estação Ferroviária do Rossio, originalmente
conhecida como Estação do Rocio ou Estação de Lisboa-Rocio, é
uma estação da Linha de Sintra, que serve o centro da cidade de Lisboa,
em Portugal.
Um alvará de 7 de Julho de 1886, autorizou a Companhia
Real dos Caminhos de Ferro Portugueses a construir uma ligação ferroviária
entre a Linha do Leste, em Xabregas, à Linha do Oeste, em Benfica;
outro alvará, datado de 9 de Abril do ano seguinte, autorizou a
Companhia Real a construir e explorar um ramal urbano, em via dupla, que
ligasse a Linha do Oeste a uma interface no centro de Lisboa,
que serviria para passageiros e mercadorias. Um terceiro alvará,
publicado no dia 23 de Julho, autorizou a Companhia a construir dois
ramais na futura Linha de Cintura, de forma a ligar à Estação Central de
Lisboa (posteriormente Estação do Rossio.
Jardim de São Pedro de Alcântara - Jardim António Nobre em
Lisboa São Pedro de Alcântara 1200 Lisboa
Jardim romântico do séc. XIX, em que o passeio foi construído sobre os restos
das muralhas das Águas Livres. Mais tarde foi revestido de calçada portuguesa,
recebeu uma fonte vinda do Paço da Bemposta e, em 1904, um monumento a Eduardo
Coelho, fundador do Diário de Notícias. Encostado ao gradeamento, um painel de
azulejos de Fred Kradolfer (1952) legenda a paisagem observada do Miradouro.
Possui uma alameda com densa vegetação, canteiros e estatuária da mitologia
greco-romana. Na parte inferior do jardim, encontram-se bustos ao estilo
francês, inspirados em Os Lusíadas" e um campo de jogos."
A RUA ÁUREA (Vulgarmente chamada de RUA do
OURO)
Pertence à freguesia de SÃO NICOLAU, começa na Praça do
Comércio no número 11 e finaliza na Praça de D. Pedro IV (Rossio).
Esta rua liga a Praça do Comércio (Terreiro do Paço), à
Praça de D. Pedro IV (vulgo Rossio). É uma das mais belas vias da arquitectura
civil pombalina, roubada em parte ao Rio Tejo, sendo os seus prédios assentes
em estacaria de madeira conservada pelo caudal do rio que lhe inunda o subsolo.
A Rua do Ouro (oficialmente Rua Áurea) é uma rua nobre e
sempre a fervilhar de amostragens do que de melhor e de pior a urbe produz.
Tal como se conhece hoje é fruto de Lisboa pós terramoto;
parte do seu traçado, no entanto, já existia no século XV com o nome de RUA
DOS OURIVES DO OURO, e foi aberta sobre um antigo esteio do Tejo já reduzido a
imundo caneiro e que D. João II mandou parcialmente tapar.
Depois do Terramoto, a rua foi rasgada e integrada no todo
simétrico a que chamamos a Baixa Pombalina. Em decreto de 1760, determinava-se
que a Rua albergasse os ourives da cidade e que as lojas que sobrassem fossem
entregues a relojoeiros e volanteiros.
Desde sempre a Rua do Ouro é local de movimento comercial e
vida citadina.
Chafariz do Vinho (Praça da Alegria).
O Museu da
Água em colaboração com o Chafariz do Vinho retomou um percurso que leva os
visitantes pelas galerias subterrâneas da cidade, desde a Patriarcal (Príncipe
Real) ao Chafariz do Vinho (Praça da Alegria).
Rua Nova do Carvalho - Cais do Sodré
A Rua Nova do Carvalho por trás do mercado já foi conhecida
como a principal zona de prostituição de Lisboa, preenchida por bares com nomes
de capitais do norte da Europa para atrair os seus marinheiros que
desembarcavam no cais. Hoje é uma rua que aparenta estar abandonada durante o
dia, mas que torna-se numa das mais concorridas de madrugada com alguns dos
bares mais na moda, assim que todos os outros no Bairro Alto fecham
as portas às duas da manhã.
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